Wednesday, July 4, 2007

Bologna



Bologna conosciuta per la sua gastronomia, la sua politica di sinistra, per la più antica università ancora in funzionamento al mondo mi ha proprio fatto innamorare. Per questo dovevo assolutamente parlare di questa bella cita in "my world".

Bolonha conhecida pela sua rica gostronomia, pela sua política de esquerda e pela mais antíga universidade do mundo ainda em funcionamento tem-me completamente apaixonado. Como tal, não podia deixar de fazer referencia à bela cidade em "my wold".


Um pouco de históia:
Bolonha no século II a.C., constituía uma colónia romana. Com a queda deste império, passou a pertencer ao Império Bizantino. No século XII era uma cidade independente e muito próspera. Em 1506 esteve sob controlo papal. Entre 1796 e 1815, Bolonha foi ocupada por Napoleão Bonaparte; posteriormente, até 1859, pertenceu aos Estados Pontífices. Durante o período monárquico era um centro republicano emblemático e durante a Segunda Guerra Mundial foi intensamente bombardeada. Com o final do conflito tornou-se no centro do socialismo e do comunismo.
É a partir desta cidade que a região comercializa os seus produtos agrícolas. Centro de cruzamento de diferentes meios de comunicação terrestres e marítimos, editorial e educativo, Bolonha possuiu a mais antiga universidade do Mundo ainda em funcionamento. Nela estudaram os poetas italianos mais famosos, como Dante e Petrarca. As suas indústrias são principalmente de maquinaria agrícola, de aço, química e alimentar.


Ma non é bellissima?

Cada vez que passeio pelas ruas de Bologna sozinho ou acompanhado sinto-me muito bem, as multidões de estudantes nas ruas as proprias ruas têm um encanto que não consigo explicar...
Chi sa se tornero a viverci di nuovo?!



1 comment:

enzo said...

è stupenda Bologna!!!!
ci sono sempre!!
è nel mio cuoraçon!!!